10
out
09

Uma Prova de Amor

Nosso 25º encontro do CINESURPRESA foi no Cinemark Santos e com gente nova aparecendo: Aline, Eloane, Lucas e Rodiney. Ao todo tivemos um grupo de 10 pessoas. Entre os que já estiveram nos nossos encontros foram: Bruna, Eduardo, Deborah, Jurandir, Ricardo e eu.
O filme escolhido, o mais votado entre os participantes foi Uma Prova de Amor, que que teve uma nota média de 8,45 colocando-o em 8º lugar no nosso ranking surpresa (veja na coluna da direita). O filme tem um título que engana, já que foi fácil perceber que muitos que foram ver achavam que o filme se tratava de uma comédia romântica.
Mas não é. Uma Prova de Amor é um drama forte, sensível e que fez todas as mulheres presentes no nosso encontro chorarem muito e alguns homens também.
Um filme que faz pensar sobre a importância de ajudar ao próximo — mesmo quando essa ajuda significa não ajudar — faz pensar sobre a vida e a morte. Não vou falar muito do filme, as frases dos nossos participantes abaixo já dizem bastante.
A seguir as opiniões se gostaram, suas notas, se veriam novamente e uma frase sobre o filme.
Aline • gostei • minha nota: 9,5 • não veria novamente • “para e pense antes de qualquer atitude, pois existem pessoas com problemas piores que o seu e são felizes”
Bruna • gostei • minha nota: 8 • veria novamente • “forças para superar as dificuldades da vida”
Deborah • gostei • minha nota: 9 • veria novamente • “ por amor, as pessoas ficam cegas por medo de sofrerem”
Eduardo • gostei • minha nota: 8,5 • veria novamente • “a vida esta em cada momento”
Eloane • gostei • minha nota: 9 • veria novamente • “é um filme que nos faz pensar sobre as escolhas da vida e até que ponto o que parece certo realmente é o melhor”
Jurandir • gostei • minha nota: 9 • veria novamente • “o amor de uma mãe é capaz de fazer com que ela tome atitudes questionáveis entre o que é certo e errado”
Lucas • gostei • minha nota: 6 • veria novamente • “uma reflexão interessante sobre as escolhas e como elas afetam as vidas daqueles que estão a nossa volta”
Ricardo • gostei • minha nota: 9,5 • veria novamente • “não existe família genuinamente feliz, todas as pessoas possuem rachaduras amargas embaixo da pele”
Rodiney • gostei • minha nota: 7 • não veria de novo • “realista”

Eu gostei do filme, minha nota: 9, não veria novamente, eu acho, a não ser se estivesse passando na TV, mas mesmo assim, acho que não — é muito triste . Minha frase seria uma bem conhecida: o essencial é invisível aos olhos… e acrescento: devemos aprender a olhar as pessoas com os olhos da alma, devemos aprender a dar, receber, repartir, ganhar e principalmente perder e se deixar perder.
Prova de Amor é um filme que trata de tudo isso, da relação em família, do amor incondicional entre mãe e filhos, de doação, de separação e sobre um aprendizado bastante difícil: o de aprender a amar. E usando um momento do filme — quem viu irá entender melhor — nesse amor que falo acima, às vezes é preciso deixar que a pessoa que amamos vá embora, pegue um ônibus, parta, mas sabendo que quando olhar para janela estaremos ali amparando a sua partida com um sorriso nos lábios e leveza na alma. E esse é o aprendizado difícil do amor sem apego e sem egoísmo, capaz de entender que o que é melhor para o ser amado pode não ser o melhor para nós mesmos.
E nesse filme o que cada um dos participantes achou melhor, pior, qual figurino mais gostou e com que personagem se identificou.
Aline • o melhor: sorriso • o pior: saudade! • figurino: o vestido da festa de formatura do hospital • me identifiquei com: com a mãe Sara, porque se mostra muito forte e que daria a vida para salvar a filha.
Bruna • o melhor: a força do amor que é passado no filme • o pior: a temática ser muito triste • figurino: dos personagens em geral, pois são figurinos modernos e descolados • me identifiquei com: ninguém.
Deborah • o melhor: a abertura e a cena final com o livro de memórias da vida de Kate • o pior: a atuação da irmã de Cameron Diaz • figurino: • me identifiquei com: Jesse
Eduardo • o melhor: as luzes da cidade no caminhar de Jesse • o pior: alguns momentos com sentimentos exagerados • figurino: do Taylor • me identifiquei com: Jesse (irmão de Kate)
Eloane • o melhor: a mensagem que o filme passa • o pior: ele (o filme) acaba se alongando em momentos que não seria necessário • figurino: o figurino de Kate quando sai com Taylor porque transmite muito bem a personalidade dela • me identifiquei com: ninguém
Jurandir • o melhor: a felicidade, quando estamos juntos de pessoas que gostamos • o pior: a morte de alguém querido • figurino: o de Jesse, um figurino mais do dia-a-dia • me identifiquei com: com ninguém.
Lucas • não respondeu nenhuma das perguntas.
Ricardo • o melhor: a emoção crescente do filme • o pior: a Cameron Diaz • figurino: todos, são atuais • me identifiquei com: com todos da família, todos que contribuem para a sobrevivência da menina.
Rodiney • o melhor: a idéia do álbum de imagens • o pior: forçada de barra na cena final da praia • figurino: do Taylor, porque é marcante e contrastante com o personagem • me identifiquei com: com o garoto, pois tenho que me virar como ele.

O melhor para mim é a temática, a discussão do assunto, tecnicamente falando a fotografia e a ambientação de um modo geral que conseguem realmente criar um clima de tristeza bem forte. O pior acho que é esse excesso de drama, às vezes é um pouco demais, uma pitada a menos de tristeza não faria mal ao filme, tecnicamente falando o ritmo a edição poderia ter uma variação maior e não ser tão monocórdica. Quanto a figurino fico o de Kate, que reflete bem sua personalidade e a diversidade de sentimentos pelos quais a personagem atravessa. Identifico-me com a própria Kate que teve que aprender a lidar com a morte mesmo não querendo e com isso aprendeu a lidar com a vida e como aceitar as adversidades de sua existência.
Não posso deixar de falar dos belos créditos de abertura que são de uma singeleza, beleza e rirmos perfeitos e que se tornam essenciais quando percebemos de onde eles vem: do livro de memórias de Kate.
Para terminar uma cena do filme
Aline: o momento em que a paciente (a Kate) conversa com sua mãe, fazendo que ela entenda que vai ser mais feliz com a morte, pois estava sofrendo muito.
Bruna: quando a mãe de Kate raspa o cabelo para ficar como sua filha.
Deborah: a cena da praia, gaivotas e a Kate olhando o mar.
Eduardo: Jesse pela cidade.
Eloane: a cena das bolinhas de sabão, que transmite toda a beleza da relação familiar.
Jurandir: quando eles estão na praia “comemorando” o aniversário da Kate.
Lucas: gostei de ver a Anna e seu pai “se refugiando” no quartel dos bombeiros como uma válvula de escape e tendo bons momentos.
Ricardo: a cena entre mãe e filha vendo o álbum de fotos contando a trajetória de sua vida. Tocante!!! Chorei muito!
Rodiney: a última quando a menina conforta a mãe.
A minha cena é uma das últimas do filme e que tem relação sobre o que disse mais acima, sobre partir e ao olhar para trás poder ver quem amamos nesta despedida. A cena é em câmera alta mostrando a cama do hospital com mãe e filha abraçadas e deitadas na cama, quando Kate diz para mãe que naquele momento ela esta sentada na janela do ônibus que está partindo e olha para trás para ver a mãe.
Bem é isso aí, espero você em algum dos nossos encontros do CINESURPRESA.

0 Responses to “Uma Prova de Amor”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

PRÓXIMO ENCONTRO: estamos de férias, leia ao lado.
CINESURPRESA: um encontro - uma surpresa - um filme - uma conversa

Como são dadas as opiniões?

Quer saber como os participantes dão suas opiniões? Como são os papos depois do filme?clique aqui
PARA SE JUNTAR A NÓS todo 2º domingo do mês você pode se encontrar com a gente da Associação Cultural Vontade de Ver e assistir um filme escolhido na hora (daí o nome cinesurpresa) em um dos cinemas de Santos. Depois, sempre rola uma pizza, um bom papo e tudo isso vem para cá. Encontre-se com a gente em um destes domingos e esteja aqui no nosso blog no próximo mês! Verifique o horário e o cinema do mês no link clicando aqui e, se quiser, Deixe uma mensagem
COMEMORAÇÃO DO 1º ANIVERSÁRIO DO CINESURPRESA, leia sobre este nosso encontro no texto sobre o filme Depois da Vida clicando aqui

para ver

Slide Show Era do Gelo 3

Slide Show A Mulher Invisível

para ouvir

Leia nosso blog ouvindo a TRILHA SONORA DE OS DESAFINADOS

Escute aqui na Rádio UOL Indique uma trilha sonora para a gente

ranking surpresa

1º lugar: 10,0 - Wall-e

2º lugar: 9,6 - Persépolis

3º lugar: 9,0 - A Duquesa

4º lugar: 9,0 - Tropa de Elite e Ultimato Bourne

5º lugar: 8,9 - StarTrek

6º lugar: 8,8 - A Troca

7º lugar: 8,6 - Era do gelo 3, Piaf e MILK

8º lugar - 8,3 - Meu Nome não é Johnny

9º lugar: 8,2 - Depois da Vida

10º lugar: 8,1 - Mulher Invisível

11º lugar: 7,8 - Chega de Saudade e HairSpray

12º lugar: 7,5 - Onde os Fracos não tem Vez

13º lugar: 7,4 - Os Desafinados

14º lugar: 7,2 - Jogos do Poder

15º lugar: 7,0 - Duro de Matar

16º lugar: 6,8 - 007 Quantum os Solace

17º lugar: 6,4 - Fim dos Tempos

18º lugar: 6,3 - Foi Apenas um Sonho

19º lugar: 5,6 - A Guerra dos Rocha

Conheça a gente

Madeleine Alves

Márcia Okida

Já estiveram aqui

  • 38,233 cinéfilos

participe, conheça e ajude a melhorar o mundo em que vive

outubro 2009
S T Q Q S S D
« ago   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.